21/10/2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro -, a Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realizou na tarde desta segunda-feira (10) um evento que reuniu usuários e profissionais desta especialidade. A ocasião contou com uma apresentação do grupo do Teatro dos Oprimidos e com exposição artística da Associação de Trabalho e Produção Solidária de Saúde Mental de Goiânia (Gerarte I e II). Como apoiador das ações de reinserção social propostas pela SMS, o deputado Mauro Rubem (PT-GO), mais uma vez, reafirmou o compromisso de seu Mandato Popular em lutar pelos direitos humanos para todos e fez-se presente na solenidade ocorrida no auditório da área II da PUC-GO.
Para Heloísa Helena Massanaro, coordenadora da Divisão de Saúde Mental da SMS, a data traz vários motivos que merecem ser comemorados. A intensificação dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população que enfrenta algum tipo de dificuldade mental foi um dos motivos de comemoração apontados pela coordenadora. De acordo com ela, há pelo menos 10 anos, os serviços de saúde mental ganham cada vez mais espaço e importância dentro da Secretaria, o que aumenta as chances dos usuários de serem incluídos novamente na vida social. “Todos somos diferentes. É essa diferença que enriquece a convivência”, defende.
Como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa de Goiás, Mauro Rubem ressaltou a necessidade de se defender momentos de atenção à saúde mental duradouros e eficazes. O deputado petista, que recebeu palavras de agradecimento da coordenadora Heloísa por sua luta em favor da causa, afirma: “Nós precisamos mostrar à população que temos um caminho certo para atender os usuários da Divisão de Saúde Mental. Meu mandato estará à disposição para lutar sempre pelo melhor, tanto para pacientes quantos profissionais”.
“Estou muito feliz, pois fui muito bem recebida por todos. Achei que eu nunca voltaria ao meu estado de saúde mental normal, mas agora estou totalmente recuperada e pronta para ser a mesma de antes”. Com essas palavras emocionadas, a usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Novo Mundo Marlene Alves representou a todos os usuários do Saúde Mental e arrancou aplausos de todos os presentes.
O Fórum da Saúde Mental esteve representado por sua coordenadora, Morgana Santos, e reafirmou o trabalho realizado pela organização social. “De fato, a atuação do Fórum é antiga. Por conta do compromisso do deputado Mauro Rubem nesta luta, sempre estamos pautando seu Mandato Popular. A cada dia nos questionamos como conquistar as pessoas para essa batalha. Precisamos estar fortalecidos e juntos para vencermos essa luta pelos direitos”.
A luta antimanicomial é uma das principais causas defendidas por Mauro Rubem, pois ele acredita que esse tratamento é ultrapassado e bastante prejudicial aos pacientes. Por esse motivo, o deputado é a favor de diversas iniciativas que primem pela reinserção social dessas pessoas, através de projetos artísticos, culturais ou com a inclusão no mercado de trabalho.
Erneilton Lacerda
Assessoria de Comunicação
imprensa@maurorubem.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (62) 3087-3005